Escolhendo uma faculdade…

Se não me engano outro dia comentei que escreveria e contaria mais sobre a minha escolha: Design de Produtos! Cumprindo a promessa… Acho que é muito claro e visível meu grande interesse por arte, moda, fotografia, design, digamos que eu gosto muito da parte de criatividade! E fazer um curso “artístico” não é tão simples quanto gostaríamos. A valorização ainda é muito pequena, e embora seja importante – se não essencial! – fazermos aquilo que realmente gostamos, é importante também pensar no futuro!

Como falei, é importante fazer aquilo que nos interessa, e foi o que eu decidi, mas procurei algo que me permitisse trabalhar em diversos campos, logo me dando mais possibilidades de trabalho. Neste momento, se me dissessem que o mercado de moda está a mil maravilhas, que o Brasil se tornou um país que super valoriza profissões artísticas, e que eu poderia fechar os olhos e ir com fé no caminho que eu quisesse acho que eu escolheria Moda. Como nada disso é real, resolvi unir o útil ao agradável. Em italiano il piacere al lavoro

Design de Produtos (também conhecido como Desenho Industrial) é um curso realmente muito legal, mais legal do que eu imaginava! Trabalha muito com a parte de criatividade, ensina a montar projetos de produtos, trabalhamos com a parte gráfica também, e – uma das coisas que mais me interessou – nos ensina teorias que demonstram como despertar o interesse de uma pessoa, mesmo que no subconsciente!

Moda (roupas), acessórios e objetos de decoração (principalmente) não deixam de ser produtos! A nossa formação não acaba no último dia de faculdade, existem cursos de extensão, pós-gradução, mestrado, doutorado… Uma infinidade de coisas mesmo! Cursos que não acabam mais, sobre o que quisermos! E foi isso que eu montei na minha cabeça, com todo o meu espírito planejador e organizado decidi que Design seria uma boa opção, me ensinaria muitas coisas, e me daria muitas opções de trabalho – incluindo moda. E acredito que eu tenha acertado, pelos planejamentos de aulas que eu li… E tenho procurado cursos de extensão possíveis de se realizar, mesmo que durante a faculdade, e vou atrás disso tudo! Meu curso é tecnológico (e não bacharelado) portanto são apenas dois anos, e vale como curso superior, se eu quiser tenho a opção de extende-lo e transforma-lo em um bacharelado (mas não pretendo). Encontrei também cursos de um ano de moda que podem me dar uma boa base para seguir em frente…

Bom, ainda é cedo, porém analisando várias opções consigo ir montando a estrada que quero seguir! E é estranho… Me sinto muito nova, e já pensando em coisas tão sérias. Mas sei que essa seriedade não faz mal a ninguém, e como meu pai sempre disse, o importante é se diferenciar! Mesmo que isso custe um pouco de esforço…

Beijos mil,

Valentina Rampini

0 Responses to “Escolhendo uma faculdade…”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

